Construa o futuro do turismo com boas práticas ESG
Metodologias à Serviço do Turismo
Planejamento e Gestão
01
Ambiental
Se refere a como as atividades turísticas protegem a natureza, evitam poluir e usam os recursos naturais de forma cuidadosa, como a água e a energia.
02
Social
Diz respeito ao bem-estar das pessoas envolvidas, desde os trabalhadores até os visitantes, e inclui o apoio às comunidades locais, garantindo que o turismo beneficie a todos de forma justa.
03
Governança
Está relacionado com a maneira como as empresas são administradas, incluindo a transparência, a ética nos negócios e a forma como tomam decisões importantes.
Serviços & Produtos
01
Maturidade ESG
Definir a maturidade ESG envolve avaliar até que ponto uma organização incorporou esses critérios em seu modelo de negócio e operações diárias, refletindo seu compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social.
02
Indicadores ESG
É fundamental para qualquer organização que deseje medir e relatar o seu desempenho em sustentabilidade. No contexto do ecoturismo no Brasil, esses indicadores podem ajudar a avaliar o impacto das operações turísticas nos ambientes naturais e nas comunidades locais, além de orientar práticas de governança responsáveis.
03
Gestão de Riscos ESG
O objetivo aqui é compreender quais são e como mitigar os riscos associados a fatores ambientais, sociais e de governança que podem afetar a existência e a integridade da empresa. É analisado desde riscos operacionais e financeiros até riscos reputacionais, garantindo um planejamento robusto e a continuidade dos negócios.
04
Engajamento de Partes Interessadas
Para fortalecer os relacionamentos nos negócios é importante identificar e compreender as expectativas e necessidades de todos que são afetados ou influenciam as atividades da empresa, o que abrange clientes, funcionários, comunidade, fornecedores, investidores e reguladores.
05
Materialidade ESG
Metodologia que identifica quais são os assuntos mais relevantes para se manter relacionamentos saudáveis e sustentáveis entre empresas, pessoas e instituições envolvidas no negócio. Após identificados, os temas são priorizados e colocados em ação e os resultados compartilhados com a sociedade.
06
Relatório Integrado (Sustentabilidade)
Combina informações financeiras e não financeiras de uma organização para fornecer uma visão holística de seu desempenho, estratégia, governança e perspectivas futuras, especialmente em relação à sua sustentabilidade e ao impacto social e ambiental de suas operações.