MENU
Nível de Maturidade ESG
Pesquisa nacional sobre as práticas ambientais, sociais e de governança das empresas do Setor de Turismo Brasileiro
Desenvolvemos uma desafiadora e pioneira pesquisa em âmbito nacional para entendermos quais são os problemas mais comuns que as empresas e instituições enfrentam no setor de Turismo, e quais os níveis de maturidade ESG das práticas que realizam hoje. O mapeamento é gratuito e tem como foco entender como as empresas estão atuando nos seis Biomas do País.
A pesquisa estará disponível até final de junho de 2025. Esperamos que os dados a serem obtidos possam contribuir com a formulação de políticas públicas, sob a ótica dos eixos de atuação do ESG. Assim como as empresas possam ter parâmetros de evolução no próprio setor.
As práticas ambientais, sociais e de governança no setor de turismo ainda estão desconectadas das estratégias de investimento das organizações. Mas será que é isso mesmo ou as boas práticas existem e só não estão sendo divulgadas? Como as pequenas e médias empresas atuantes nos seis Biomas Brasileiros estão frente aos desafios ambientais e sociais?
Motivadores para o mapeamento em nível nacional
No Brasil as práticas ESG são isoladas, fragmentadas e sem alinhamento estratégico. O país ainda enfrenta desafios significativos quanto à maturidade das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor de turismo. Embora haja um aumento na conscientização e na implementação de práticas sustentáveis em algumas áreas, a adoção ampla e consistente desses princípios ainda está em estágio inicial.
Ainda há ausência de inovação no setor de turismo para alinhar-se com a agenda global de sustentabilidade. Há, no entanto, ações considerando os aspectos ESG, mas a grande maioria isoladas, sem integração com a estratégia da empresa ou da instituição. E desenvolver uma estratégia integrada e eficaz para promover práticas sustentáveis de maneira mais ampla e profunda poderá fazer deste País uma referência mundial. (Panrotas).